11 janeiro, 2020

Hana yori dango - mangá

Hana yori dango


Autor: Yoko Kamio
Gênero: Comédia romântica, Vida escolar
Ano de Exibição: 1992 - 2003
Nº de Capítulos : 240


Sinopse: Conta a história de Tsukushi Makino, uma menina simples e pobre que começa a estudar em uma escola para ricos, chamada Eitoku. Nessa escola existe um grupo de meninos famosos, o F4. O líder desse grupo é um esquentadinho idiota e violento que declara guerra para Makino, após ela ter defendido uma amiga de seus ataques. Acontece que Makino tem uma personalidade forte e se defende dos ataques tanto do F4 quanto dos outros alunos da escola. Isso surpreende o F4 e principalmente o líder, Doumyouji Tsukasa, que se apaixona por Makino devido sua sinceridade e ousadia. 







O que há de notável?


A começar pelo nome....


Apesar das traduções ruins, segundo o bom e velho Wikipédia, Hana yori dango vem do provérbio japonês "preferir doces a flores" no sentido de que se deve prezar coisas úteis a coisas fugazes e românticas. Isso diz muito sobre a ideologia da história do mangá, como se verá a seguir.  

Doumyouji Tsukasa

Resultado de imagem para makino e doumyouji mangá

O Doumyouji no começo me irrita muito, dá vontade de socar a cara dele, mas ele se torna ao longo do mangá,  meu segundo personagem favorito. Em primeiro lugar sua personalidade é a de um idiota violento como já disse anteriormente, mas ele tem um senso crítico interessante. Apesar de poder ter todas as garotas do mundo, por ser o herdeiro de uma grande fortuna, ele não arranja namorada e se apaixona pela Makino apenas pelos seus ideais e valores internos. 

A protagonista


Bom, essa é a Makino Tsukushi, uma mulher e tanto, e a minha personagem favorita. Ela é ousada, corajosa, trabalhadora, forte e interessante. Não dá para cansar dela ! Eu simplesmente a admiro e gostaria de ser como ela. Ela não é a mais bonita do anime, mas eu consigo entender porque o Tsukasa e todos os outros gostam dela. Eu gosto particularmente do tema de vida dela que tem relação com seu nome, " Eu sou uma erva daninha e não é qualquer veneno que vai me matar". 

Todos amam a Tsukushi


Esse é tanto um ponto positivo quanto negativo do desenrolar da história. Acontece que chega uma hora que você já entendeu que a Tsukushi é incrível, mas .... a mangaká acha que não é o suficiente um rapaz bilionário, se apaixonar por ela, e todos os amigos dela a admirarem e todos os inimigos reconhecerem seu valor....não ! É necessário que toda e qualquer pessoa que se aproxime da Makino se apaixone por ela. Ela atrai todos os garotos ricos e bonitos do mangá, é uma coisa de "loko" essa menina. 
  
 Fofo <3


Eu amo esse casal, não sei se deu para perceber. O Tsukasa é teimoso e quando diz que ama, ama mesmo. Persegue a Makino e prova os seus sentimentos por ela, a todo momento, até que ela o aceita como seu namorado. No geral Hana yori dango é isso, uma amor total, lindo, fofo e engraçado! Mas o que mais há de notável na minha opinião é a valorização dos valores éticos, em contraste a outras coisas como beleza e riqueza. 


Super recomendo esse clássico! Boa leitura.





0 comentários:

Postar um comentário